
UV-B Narrow Band é uma tecnologia que utiliza a luz UV-B de banda estreita com comprimento de onda entre 311-315nm para combater doenças dermatológicas como a psoríase, o vitiligo, dermatite atópica, dermatite de contato, alopecia areata, micose fungoide, granuloma anular e alguns cânceres de pele.
A evolução das lâmpadas permitiu que o tratamento com luz UV-B Narrow Band fosse sendo aperfeiçoado e hoje é ainda mais seguro e eficaz. A fototerapia pode ser utilizada sozinha ou associada a medicamentos, com o objetivo de diminuir o tempo de exposição do paciente. A modalidade tem ação anti-inflamatória e imunomoduladora, além de ser útil para diminuir a superprodução de células em locais específicos da pele.
Como é a aplicação? Dói?
O procedimento consiste em aplicar exposições repetidas e controladas de radiação ultravioleta para alterar a fisiologia cutânea de modo a induzir a regressão ou controlar a evolução de diversas dermatoses.
É realizado pelo dermatologista, e é indolor, não havendo necessidade de uso de anestésico.
A intensidade das irradiações emitidas pelo aparelho, bem como o tempo de permanência de exposição do paciente, pode variar de acordo com cada tipo de pele, e são definidos pelo dermatologista.
Alguns pacientes podem sentir apenas um leve desconforto nas áreas tratadas após algumas horas, mas é um procedimento muito bem tolerado. Após o procedimento a pele pode ficar um pouco avermelhada, mas estes efeitos são transitórios.
Quantas aplicações são necessárias?
O número de sessões pode variar de acordo com a resposta individual de cada paciente, em média 20 sessões. O tratamento por ultravioleta B, de banda estreita, não é cancerígeno; logo, não existe um número máximo de sessões que o paciente pode ser submetido. Sendo totalmente seguro.
Quais são as áreas que podem ser tratadas?
O procedimento pode ser feito em qualquer área do corpo ou face, desde que o paciente tenha realizado uma consulta prévia com o seu dermatologista.
O resultado é imediato?
Os resultados são percebidos ao longo do tratamento. Você poderá acompanhar os resultados através da documentação fotográfica realizada antes e após o procedimento.
A luz UV-B é emitida diretamente nas regiões a serem tratadas, sendo assim um tratamento localizado e que atua apenas nas áreas acometidas.